Nesta semana de eleições, em que a esperança na democracia brasileira se impõe para reiterar que o machismo, a homofobia e o racismo são crimes que não podem mais ser tolerados, muito menos estimulados por autoridade pública, a dica sempre preciosa da Lu Vilella é um livro para as crianças: Chica e João, escrito e ilustrado pelo premiado artista plástico mineiro Nelson Cruz.
É a lendária Chica da Silva é quem conta a sua história e junto parte da história vergonhosa do Brasil. Ela fala assim: “Nas noites mal dormidas nas senzalas ouvia os negros orando e cantando quando doía no peito uma dor sem cura. Conversavam numa língua estranha e calavam, quietos, no canto do cômodo escuro. Alguns tramavam fugas e terminavam presos, ou castigados publicamente. Outros enfrentavam os perigos entre as montanhas procurando os quilombos espalhados pela região”.
A Lu conta um pouco mais sobre o autor: “Chica e João é um livro lindo e precioso, como todos os livros de Nelson Cruz, que ganhou o último prêmio Jabuti de Literatura Infantil com o livro “Sagatrissuinorana”, baseado na escrita de João Guimarães Rosa e na fábula de Os Três Porquinhos usada como metáfora para as tragédias ocorridas como o rompimento das barragens de cidades mineiras Brumadinho e Mariana”. E adianta que em breve fará uma resenha e comentário no Leituras Comunitárias.
“Leituras Comunitárias”, dicas de livros de Lu Vilella, na Rádio Ipanema Comunitária 87.9FM
Um comentário:
Maravilhoso!
Postar um comentário